Governo do Estado

Enchente

Imprimir

Em casos de enchentes, como o cidadão deve proceder?

Fique atento às previsões e aos comunicados das autoridades, especialmente da Defesa Civil. De forma geral, é importante manter-se longe dos locais baixos, onde exista um histórico de acúmulo de águas de chuvas. Se possível, fique onde você já está, e evite deslocamentos sem que haja real necessidade. Escolha um local, previsto anteriormente, que seja seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma enchente.

Caso o local no qual esteja comece a encher, busque um ambiente seguro, de preferência deslocando-se em grupo. Durante esse deslocamento em áreas cheias, mantenha os calçados nos pés, eles previnem ferimentos e contaminações. Nunca volte a um local inundado, ou se coloque em risco para resgatar bens. Lembre-se de que o maior bem é a sua vida. Se precisar de algo que ficou em casa, peça ajuda à Defesa Civil, ou ao Corpo de Bombeiros.

Não deixe crianças sozinhas trancadas em casa e  mantenha sempre à mão água potável, roupa e remédios para o caso de ter que sair rapidamente de sua casa. Conheça o centro de saúde mais próximo da sua residência, pode ser necessário. Como medidas preventivas, recomendamos não jogar lixo em terrenos baldios, ou na rua. Da mesma forma, não descarte sedimentos, troncos, móveis, ou quaisquer materiais no leito dos rios. Todas essas ações agravam os fenômenos naturais associados às enchentes.