Data de publicação

No dia 14 de dezembro de 2015 a equipe técnica do CEMADEN-RJ participou do Seminário Internacional da Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico da Câmara Municipal do RJ.

O objetivo foi debater temas relacionados à água no contexto do que vem sendo denominado Crise Hídrica no Rio de Janeiro. Foi abordada a crise em suas diferentes escalas e aprofundou a discussão sobre temas relevantes como as formas de prestação dos serviços (público ou privado), o acesso à informação sobre recursos hídricos e saneamento, formas de participação popular, controle social e planejamento e a água como direito humano.

Parte-se do entendimento de que a crise hídrica não é resultado apenas da falta de chuva, mas sim consequência de uma série fatores como o modelo de produção de energia, o uso do solo, a destruição ambiental, a poluição, o consumismo e a precariedade dos serviços de abastecimento e saneamento.