Governo do Estado

SISEMTE

Imprimir

 

O sistema SISEMTE (Sistema de Envio de Mensagens de Texto Emergenciais) é gratuito e tem por objetivo auxiliar a Secretaria de Estado de Defesa Civil no envio de mensagem de texto SMS, permitindo uma comunicação rápida e direta com a população, em áreas de risco, orientando, como também, disseminando instruções quanto aos procedimentos que devem seguir no caso de um desastre, permitindo executar de forma ágil os alertas.

Para isso é necessário que a população faça o cadastramento através do site http://www.sisemte.cbmerj.rj.gov.br, o qual estará disponibilizado na WEB para livre acesso de todos os cidadãos.

Nesse sistema há os perfis: Administrador, Cidadão, Gestor e Operador:

Administrador: Perfil administrador do sistema tem total acesso no SISEMTE, podendo cadastrar usuários de níveis com maior restrição de acesso, como também, outros usuários administradores. O administrador também não tem limitações, quando ao utilizar o sistema, em relação à localidade que se encontra, podendo enviar mensagem para qualquer localidade do estado. Administrado pelo CEMADEN/RJ.

Gestor: Direcionado aos administradores regionais, permitindo a este usuário a criação de grupos, envio de mensagens, relatórios estatísticos, cadastro de usuários com o perfil cidadão e operador, porém tais operações estão limitadas as informações apenas da sua região. O gestor regional é a COMDEC de cada município.

Operador: Perfil destinado as pessoas que servirão de apoio ao gestor no envio de mensagens. Este usuário poderá apenas enviar mensagens para localidades da região em que for cadastrado, não podendo executar tarefas, como criação de usuários ou criação de grupos de localidades. Para operar o sistema será indicado pela COMDEC funcionários capacitados.

Cidadão: Perfil que define o usuário que se beneficiará do SISEMTE. Ao se cadastrar, fornecendo os dados pessoais e principalmente o código postal (CEP) de sua localidade, possibilitará que o usuário seja identificado pelo sistema quando disparado algum alerta SMS para a região registrada no seu cadastro. É importante frisar que o sistema irá enviar as mensagens de acordo com o registro do CEP nos Correios, logo é necessário que o cidadão ao realizar o cadastro esteja como comprovante de residência para diminuir a possibilidade de erro.

 

O cadastramento pode ser feito por qualquer cidadão. Clique no link abaixo e aprenda como se cadastrar para recebimento das mensagens de Alerta por SMS de sua região.

https://youtu.be/9oPcq-_rtrI

 

O cadastramento dos operadores deverá ser realizado pelo gestor municipal de defesa civil. Clique no link abaixo para aprender como cadastrar novos operadores.

https://youtu.be/gLtC3-7dp20

 

O vídeo abaixo irá orientar tanto os operadores como o gestores para a correta utilização do sistema para envio de mensagens de alerta.

https://youtu.be/LaxNVQnCQeY

 

Caso o gestor municipal ainda não tenha se cadastrado. Solicitamos que o mesmo realize o cadastramento como cidadão e, em seguida, entre em contato através do e-mail cemaden.adm@gmail,com, para alteração do perfil de usuário.