Governo do Estado

CEMADEN-RJ participa da reunião sobre a execução do Projeto Piloto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (GIDES)

Imprimir
Categoria: Página Inicial
Data de publicação

                                           

 

A Agência De Cooperação Internacional do Japão – JICA, no âmbito do projeto de fortalecimento da estratégia nacional de Gestão Integrada De Riscos Em Desastres Naturais - GIDES, cooperação firmada entre os governos do Brasil e do Japão, realizou reunião técnica sobre a execução do projeto piloto.


O encontro aconteceu nos dias 26 e 27 no município de Nova Friburgo onde foram definidas as ações de execução do Projeto e definição dos cronogramas das atividades definidas nos manuais técnicos estabelecidos, definidos por:
 1) Alerta e Previsão;
 2) Mapeamento;
 3) Planejamento Urbano;
 4) Prevenção e Reabilitação.
As cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Blumenau foram escolhidas como piloto deste projeto por se tratarem das cidades que mais sofreram com as consequências dos desastres naturais no Brasil, de 2008 (Blumenau) e 2011 (Nova Friburgo e Petrópolis).

O CEMADEN-RJ participou das oficinas do Manual de Alerta e Previsão, e na oportunidade, apresentou as atividades desenvolvidas pelo órgão, como o Sistema de Alerta e Alarme, previsão e monitoramento meteorológico, acompanhamento hidrológico e envio de Alertas para de riscos de movimentos de massa. No evento estavam presentes representantes dos órgãos federais: CPRM, Ministério das Integrações, CENAD, CEMADEN, Caixa Econômica. Representes dos órgãos estaduais: SEDEC, DRM e Secretaria de Obras. As secretarias municipais de Defesa Civil, Planejamento e Urbanismo e Secretaria de Obras.