Governo do Estado

CEMADEN-RJ promove a 2ª Reunião Técnica Sobre Previsão e Alertas Antecipados

Imprimir
Categoria: Página Inicial
Data de publicação Escrito por Assessoria de Informática

 

 

O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Estado do Rio de Janeiro – CEMADEN-RJ, da Secretaria de Estado de Defesa Civil, realizou no dia 06 de dezembro de 2016, a 2ª Reunião Técnica sobre Previsão e Alertas Antecipados do Estado do Rio de Janeiro.

A atividade faz parte do Projeto GIDES – Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais – fruto do acordo de cooperação técnica entre Brasil e Japão.

A 2ª Reunião Técnica Estadual foi iniciada com a fala do Sr. Cel. Marcelo Hess, Superintendente Operacional da SEDEC, que parabenizou toda equipe pela organização do evento e, em especial à JICA, pela parceria com o Estado do Rio de Janeiro nas ações de Defesa Civil. 

O evento aconteceu no Auditório do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC e contou com a participação dos representantes do CEMADEN, CENAD, CPRM, JICA, SUOP, DGDEC, (EsDEC), DRM, INEA,  da Câmara Metropolitana, UERJ, Intecral, das defesas civis dos municípios de Duque de Caxias, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Teresópolis.

Foram apresentados os avanços do Manual de Monitoramento e Alerta pelo governo federal; a experiência do estado do Rio de Janeiro com o Fluxo de Informações, Métodos de Transmissão de Alertas, Protocolos Operacionais e Mapeamento de Riscos; os Fluxos Operacionais de Nova Friburgo e Petrópolis; e o conhecimento do Japão sobre medidas não-estruturais previstas na Lei de Prevenção de Desastres. A 2ª Reunião Técnica Estadual foi encerrada com a palestra do diretor do CEMADEN-RJ, Maj Werner, sobre o Treinamento do Japão - Políticas Gerais para Prevenção de Desastres.

Para consultar o conteúdo das apresentações, acesse o site www.cidades.gov.br/gides.