CEMADEN-RJ comparece ao BRAHVE – I Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres

O primeiro Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de junho de 2017 e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro, entre eles a Major BM Sílvia Santana do Amaral, o 2º Sargento BM Wander Jesus Pacheco de Souza e o Cabo BM Leandro de Souza Camargo.

Organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, o evento foi realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos – SP. O principal objetivo foi embasado na discussão sobre a estratégia brasileira para alcançar as metas do Marco de Ação de Sendai 2015 – 2030, no contexto de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos em gestão de riscos e respostas a desastres.

O Workshop visou a articulação de pesquisas com grupos de outros países para estudos multidisciplinares abordando risco de desastres, especialmente na América Latina e no Brasil, além de buscar o desenvolvimento das capacidades locais para a construção de bancos de dados de ocorrência de desastres.

Os palestrantes convidados das mesas-redondas apresentaram o estado da arte em Gestão de Risco de Desastres (GRD) nos seus países, bem como conhecimentos sobre bancos de dados de ocorrência de desastres socioambientais. Os Grupos de Trabalhos abordaram diversos temas, entre eles: Pesquisa em Risco de Desastres e Indicadores de Risco; Marco de Ação de Sendai 2015 – 2030; Treinamento em Bases de Dados Sobre Ocorrência de Desastres, entre outros.