CEMADEN-RJ Organiza Reunião Preparatória para a 4ª Reunião Técnica do Estado do Rio de Janeiro

A equipe do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Estado do Rio de Janeiro – CEMADEN-RJ, da Secretaria de Estado de Defesa Civil, organizou uma reunião preparatória para a 4ª Reunião Técnica sobre Previsão e Alertas Antecipados do Estado do Rio de Janeiro.

O evento ocorreu no dia 18 de julho de 2017, com temas desenvolvidos no eixo de Previsão e Alertas do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais – PROJETO GIDES, fruto do acordo de cooperação técnica entre os governos do Brasil e do Japão.

Realizada na sala 4 do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC, a reunião contou com a participação das contrapartes do PROJETO GIDES, sendo eles os representantes do DRM, INEA, CENAD, CEMADEN, CPRM, JICA e das defesas civis dos municípios de Petrópolis e Nova Friburgo.

Os principais assuntos debatidos foram:

• FORMULÁRIO DE REGISTRO DE OCORRÊNCIAS e a consolidação da proposta do Governo Federal e do DRM;
  • MAGNITUDE DOS DESASTRES-ALVO na fase experimental do PROJETO GIDES;
  • Integração oficial das informações e observações meteorológicas em uma REDE OBSERVACIONAL NACIONAL;
  • Experiências municipais nos critérios técnicos de DESMOBILIZAÇÃO e procedimentos operacionais de EVACUAÇÃO;
  • Apresentação da minuta do Projeto Estadual de Gestão Integrada de Riscos de Desastres – PEGIRD;
  • Informações sobre capacitação aos Municípios.

Para obter maiores esclarecimentos sobre o conteúdo das reuniões, acesse o site www.cidades.gov.br/gides.