CEMADEN-RJ reúne representantes de 42 instituições na 4ª Reunião Técnica do Estado do Rio de Janeiro

O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Estado do Rio de Janeiro – CEMADEN-RJ, da Secretaria de Estado de Defesa Civil, realizou a 4ª Reunião Técnica sobre Previsão e Alertas Antecipados do Estado do Rio de Janeiro no dia 19 de setembro de 2017. A atividade faz parte do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais – PROJETO GIDES, fruto do acordo de cooperação técnica entre o Brasil e o Japão.

O evento ocorreu no Auditório do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC e contou com a participação de 72 pessoas de diversas instituições. Houve representação dos seguintes órgãos: Ministério Público do Rio de Janeiro; CEMADEN; CENAD; CPRM; UFRJ; UERJ; JICA; SUOP; REDEC Metropolitana; REDEC Capital; REDEC Baixada Fluminense; REDEC Serrana; REDEC Litorânea; DRM; INEA; ESDEC; DGDEC; CESTAD; GEORIO e Câmara Metropolitana.

Compareceram, ainda, os representantes das defesas civis de 21 (vinte e um) municípios. São eles: Duque de Caxias; Maricá; Mesquita; Niterói; Nova Friburgo; Petrópolis; Rio de Janeiro; Rio Bonito; São João de Meriti; São Gonçalo; Teresópolis; Angra dos Reis; Magé; Nova Iguaçu; Silva Jardim; Tanguá; Macaé; Cachoeiras de Macacu; Bom Jardim; Mangaratiba e Volta Redonda.

A 4ª Reunião Técnica Estadual foi iniciada com o discurso do Subsecretário de Estado de Defesa Civil, Cel BM Marcelo Hess, que agradeceu a todos os participantes pela presença e compromisso, destacando que a parceria com o Estado do Rio de Janeiro nas ações de Defesa Civil por parte do Governo Federal e dos municípios fluminenses é fundamental para a continuidade de alinhamento de metodologias e processos após o término do PROJETO GIDES.

4ª Reunião Técnica

Em seguida, a técnica do CEMADEN Graziela Scofield e o técnico do CENAD Rafael Machado apresentaram as alterações dos manuais de "Monitoramento e Alerta" e de "Plano de Contingência", respectivamente.

Ainda representando o CENAD, o técnico Rafael Machado apresentou o sistema de registros de ocorrências no âmbito do Governo Federal. Em seguida, o Major BM Jorge Carvalho, da SUOP, apresentou o sistema de registros de ocorrências no âmbito do Governo Estadual.