Comitiva do Rio de Janeiro Comparece na Reunião Técnica do CEMADEN

A Reunião Técnica do Eixo de Monitoramento e Alertas do Projeto GIDES, ocorrida nos dias 04 e 05 de outubro de 2017, foi organizada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN e contou com a presença da comitiva do Estado do Rio de Janeiro, entre eles os representantes do CEMADEN-RJ, Tenente Coronel BM Werner, Major BM Sílvia Santana, 2º Sargento BM Moreira, Cabo BM Camargo, a geóloga Aline Pimentel, a hidróloga Fernanda Vissirini e o estudante de geologia Thiago Ferrele. A comitiva contou, ainda, com a presença do representante do INEA, Wilson Duarte; do DGDEC, os Tenentes Coronéis BM Pitaluga, e Luís Sérgio e do Major BM Ederson; do DRM, Aline Freitas. As Defesas Civis Municipais de Nova Friburgo e de Angra dos Reis também se fizeram presentes.

O CEMADEN-RJ foi convidado para compor a mesa de debate sobre as experiências do Estado do Rio de Janeiro na etapa piloto do projeto, sendo exposto pelo Tenente Coronel BM Werner e pela Major BM Sílvia Santana a relevância da integração entre órgãos afetos à redução de riscos de desastres e da criação de protocolos conjuntos entre União, Estados e Municípios, pois as discussões sobre os temas são sempre de grande contribuição para o constante aperfeiçoamento da força de trabalho e, consequentemente, incremento da proteção aos cidadãos que habitam em áreas de risco.

No primeiro dia da reunião, 04 de outubro de 2017, foram realizadas as apresentações institucionais de âmbito federal, estadual e municipal, com temas relativos à etapa piloto do eixo de monitoramento e alerta do projeto, bem como sobre as últimas alterações no manual de Plano de Contingências.  Já no dia 05 de outubro de 2017, a programação foi focada as últimas alterações no manual de monitoramento e alerta. Em seguida, realizou-se uma mesa-redonda sobre os prognósticos do PÓS-GIDES, momento em que representantes da JICA comentaram sobre as suas sugestões para o andamento das ações no futuro e parabenizaram a efetiva participação do Estado do Rio de Janeiro no projeto.