O CEMADEN-RJ, Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, foi criado pelo Secretario de Estado de Defesa Civil, é constituído por uma equipe qualificada, destinada a desenvolver atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação na área de meteorologia, hidrologia, geologia e tecnologia da informação. Essas atividades envolvem previsão, preparação, prevenção, bem como mitigação do impacto de eventos extremos com reduzido tempo de resposta, objetivando também a redução em perdas de vidas humanas e materiais em decorrência desses eventos.

Meteorologia

Área responsável por caracterizar eventos meteorológicos associados à ocorrência de deslizamentos e enxurradas, de forma a melhorar a antecedência dos alertas, e identificando pontos críticos de chuva e intensidade causadores desses eventos. Além disso, a equipe desenvolve e implanta novas técnicas de previsão por conjunto em modelos operacionais, bem como de correção de erros sistemáticos de estimativas quantitativas de precipitação.

Geologia

As atividades da equipe de geologia consistem em melhorar o entendimento científico sobre movimentos gravitacionais de massa e seus mecanismos, seus limiares e deflagradores, de maneira a melhorar a capacidade preditiva de risco iminente de deslizamento. Outro ponto a ser desenvolvido são as metodologias de zoneamento de áreas de risco de deslizamento, bem como, a regionalização de níveis de risco em domínios homogêneos, assim como a classificação dessas áreas de acordo com sua susceptibilidade ou risco iminente de ocorrência de deslizamento, sugerindo abordagens metodológicas sistemáticas nos diferentes domínios do estado.

Hidrologia

A área de hidrologia desenvolve estudos relacionados ao impacto da urbanização no que se refere à geração de enchentes, inundações e enxurradas, visando contribuir com o planejamento do espaço urbano de maneira a reduzir o impacto desses eventos. Fica a cargo da equipe propiciar o zoneamento de áreas inundáveis através de mapeamento das áreas de inundação fazendo uso de registros de cheias de bacia hidrográficas urbanas.

Tecnologia da Informação

Destacamos o apoio aos usuários em suas necessidades que envolvem o uso de serviços técnicos como principais atividades da TI, além disso, a equipe atua no esclarecimento de dúvidas, respostas a consultas e demais solicitações dos usuários, bem como, na administração e controle do banco de dados, manutenção técnica, monitoramento de rede e operação dos equipamentos de informática instalados no Centro, implantando e fornecendo suporte à sistemas operacionais.